sábado, 22 de junho de 2013

THE LAST OF US - REVIEW

Here we go!!!


Tudo bem, vou escrever de forma rápida e objetiva, apenas apresentando as mecânicas e elementos desse jogo sem comentar sobre a história.

GRÁFICOS = Em primeiro lugar vale ressaltar que já entramos em uma era onde o mínimo de poder gráfico é obrigatório, então comentar sobre "os magníficos gráficos do jogo X são os melhores de todos os tempos" está fora de questão. Claro que existem games com gráficos melhores ou piores, mas um mínimo de competência é sempre esperado, The Last of Us é um dos jogos que está acima da média no quesito "aparência", porém não se pode fazer toda uma festa assim que um jogo mostra gráficos bons.

SOM = Os efeitos sonoros já é outra coisa, poucos jogos tem músicas e efeitos que são realmente de qualidade. Vou dar 2 exemplos:

- Metal Gear Rising tem uma música épica que transforma todas as lutas, mesmo as menores sem muita importância, em batalhas épicas e com o sentimento de serem decisivas.

- O Call of Duty tem grandes efeitos sonoros, se você jogar ele por tempo o suficiente pode até reconhecer armas apenas por ouvir seus tiros.

The Last of Us fica só tem a segunda categoria como ponto forte, claro que tem músicas boas, mas o que vale a pena destacar são os efeitos sonoros. Os tiros das armas são diferentes de outros shooters, nesse você realmente percebe que está atirando uma arma de verdade, já ouviram um tiro real de perto? de um revolver ou um rifle? É alto... muito alto, e o jogo mostra isso, tive que abaixar o volume da TV várias vezes, isso condiz com a realidade, você pode ficar surdo com o tempo devido ao som extremamente alto gerado pelas armas.

INIMIGOS = Temos dois tipos:

- Os zumbis (sim eu sei, eles se chamam de "infectados", mas eu chamo de zumbis e acho incrível que nenhum dos personagens do jogo também não os chama do mesmo) e existem em 4 formas. O que eu mais gostei é que eles não são "especiais", eles não sofrem nenhum tipo de mutação como outros jogos, eles apenas envelhecem... e a cada pouco ficam mais fortes, porém são basicamente os mesmos seres de primeiro estágio, mantendo suas características originais e evoluindo ao mesmo tempo. O primeiro estágio é o de zumbi genérico; o segundo deixa eles mais rápidos e espertos, eles aprenderam a se esconder e preparar emboscadas, aparentemente tentam ficar escondidos até poderem evoluir; no terceiro nível eles perdem a visão e começam a usar ecolocalização, como os morcegos, são muito mais fortes e resistentes que os estágios anteriores; no quarto e último nível eles viram tanques, destruindo tudo que veem pela frente e possuindo uma armadura feita de material biológico que adquiriram ao passar dos anos.

- E tem os humanos, que na minha sincera opinião são burros. O único real problema desse jogo é a inteligência artificial, com os zumbis você até nota um bug ocasionalmente, mas nada grande... o problema são os humanos. Acredito que os desenvolvedores imaginavam que os companheiros do personagem principal poderiam estragar todo um plano se fosse vistos, por isso eles aparentemente são invisíveis a todos os inimigos. Múltiplas vezes meus aliados estavam NA FRENTE de oponentes e... não eram nem notados... E os seus adversários parecem não ter visão muito boa... o cano da sua arma pode estar saindo da cobertura e eles não vão nem perceber...

ITENS = Temos três ferramentas de sobrevivência: a criação de itens utilizando elementos do cenário, o melhoramento das armas usando ferramentas e o uso de suplementos para melhorar o físico do personagem que você controla.

- Criação: você poderá encontrar ao longo de sua jornada vários itens que são aparentemente inúteis, porém com o conhecimento de como junta-los é possível criar várias itens para ajudar em sua sobrevivência. Você dificilmente irá encontrar um tubo de álcool cheio, mas com o tempo você poderá encontrar mais álcool e juntando com o que você tinha anteriormente é possível completar o tubo, esse é o conceito básico da procura de itens no jogo. Juntando um tubo de álcool e um pouco de pano limpo você pode se enfaixar para se recuperar de ferimentos, com explosivos e lâminas é possível fazer uma bomba, o sistema de criação é basicamente juntar dois itens em um... me lembra muito Dead Rising...

- Upgrade de armas: com o tempo você pode achar ferramentas e partes de máquinas, se você tiver ferramentas e partes suficiente você pode melhorar suas armas. Os upgrades são coisas básicos como melhorar a mira e aumentar o número de balas que a arma tem no pente, nada fora do comum que você não tenha visto em outros games.

- Suplementos: de alguma forma é possível juntar várias drogas aleatórias para formar uma nova que aumenta sua vida máxima, ou que melhore sua mira... não façam isso em casa crianças... misturas remédios não te deixa mais forte... é mais provável que você morra...

FIM = Sem querer ser chato nem nada... gostei muito do jogo... mas não é um jogo perfeito. Eu sempre olho pra jogos que recebem notas 10/10 com certa insegurança, afinal, como um jogo pode ter tido uma nota perfeita em todos os lugares? Sim o jogo é bom e considero uma compra válida... só lembrem que nem todo um jogo não tem como ser "simplesmente perfeito"...

8,5/10 na minha opinião, já que a inteligência artificial é baixa (sério, prestem mais atenção na maneira que ambos inimigos e aliados se comportam) e também acho que a criação de itens poderia ser muito mais aprofundada.

"Vejo agora que as circunstâncias do nascimento de alguém são irrelevantes, é o que você faz com o dom da vida que determina quem você é"
Mewtwo

Nenhum comentário:

Postar um comentário